Pela primeira vez na história do festival, foram ainda premiadas três curtas-metragens de realizadores de Vila Nova de Famalicão
Foram esta noite conhecidos os vencedores da 8.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema de Famalicão. “2020: Odisseia no 3º Esquerdo”, curta-metragem realizada por Ricardo Leite, recebeu o Grande Prémio Joaquim de Almeida, numa cerimónia que contou com a presença do ator que dá nome a este que é o palmaré máximo do Festival. Neste filme, acompanhamos um rapaz de 8 anos, que vive uma aventura imaginária através da imensidão do espaço.
O filme “Encoberto”, realizado por Rodrigo Rebello de Andrade, da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa arrecadou outros dois prémios das oito categorias do festival, nomeadamente Melhor Argumento e Melhor Interpretação, atribuído ao elenco, composto por atores como Pedro Lacerda, Rafael Morais e Rafael Gomes.
O Prémio para Melhor Documentário foi entregue à dupla famalicense Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida pela obra “Cristóbal – Pontebarxas”, o Prémio de Melhor Animação foi para o filme “Comezainas” realizado por Mafalda Salgueiro e o Prémio Melhor Direção de Fotografia foi para António Pinheiro pela sua curta “Misericórdia”. Já o Prémio Escolas Secundárias foi atribuído a “Assédio” de Liliana Pinho, aluna da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão.
O júri composto pelos por Tiago R. Santos (argumentista), Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora, realizadora e fotografa), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista, crítico de cinema e diretor de programação cinematográfica), Lúcia Pires (realizadora, argumentista, produtora e atriz) e Bruno Carnide (realizador, professor universitário, programador cinematográfico e curador) decidiu ainda entregar Menções Honrosas a “Cemitério Vermelho”, de Francisco Lacerda, “Kafka”, de Tiago Iúri e “Sónia”, da realizadora famalicense Maria Moreira, curta-metragem que também arrecadou o Prémio do Público.
Além do ator Joaquim de Almeida, estiveram presentes nesta cerimónia de encerramento a atriz Soraia Chaves, que foi a grande homenageada desta edição do Festival, assim como a atriz Beatriz Coutinho e os músicos Tiago Bettencourt e David Fonseca que atuou para o público famalicense.
O Festival YMotion é uma iniciativa da Câmara Municipal de Famalicão e começou na segunda feira, dia 21 de novembro a sua 8.ª edição.
PALMARÉS YMOTION 2022
Grande Prémio Joaquim de Almeida “2020: Odisseia no 3º Esquerdo”, Ricardo Leite – Prémio Escolas Secundárias “Assédio”, Liliana Pinho – Prémio Melhor Documentário “Cristóval – Pontebarxas”, Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida – Prémio Melhor Animação “Comezainas”, Mafalda Salgueiro – Prémio Melhor Interpretação Elenco do “Encoberto” – Prémio Melhor Direção de Fotografia António Pinheiro, “Misericórdia” – Prémio Melhor Argumento Pedro Alegria, “Encoberto” – Prémio do Público “Sónia”, Maria Moreira Menções Honrosas “Cemitério Vermelho”, Francisco Lacerda – “Kafka”, Tiago Iúri – “Sónia”, Maria Moreira