Foram ontem conhecidos os vencedores da 8.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, evento que arrancou no passado dia 21 de novembro. Nesses vencedores, destaca-se “2020: Odisseia no 3º Esquerdo”, curta-metragem realizada por Ricardo Leite, que recebeu o Grande Prémio Joaquim de Almeida.
Numa cerimónia que contou com a presença do ator que dá nome a este prémio, ”Encoberto“, de Rodrigo Rebello de Andrade, arrecadou outros dois prémios, nomeadamente as distinções de Melhor Argumento e Melhor Interpretação, atribuído ao elenco, composto por atores como Pedro Lacerda, Rafael Morais e Rafael Gomes.
O Prémio para Melhor Documentário foi entregue à dupla famalicense Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida por “Cristóbal – Pontebarxas“; o Prémio de Melhor Animação foi para o filme “Comezainas“, de Mafalda Salgueiro; e o Prémio Melhor Direção de Fotografia foi para António Pinheiro pela curta “Misericórdia”. Já o Prémio Escolas Secundárias foi atribuído a “Assédio” de Liliana Pinho, aluna da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão.
O júri decidiu ainda entregar Menções Honrosas a “Cemitério Vermelho”, de Francisco Lacerda, “Kafka”, de Tiago Iúri, e “Sónia”, da famalicense Maria Moreira, a qual também arrecadou o Prémio do Público.
Além de Joaquim de Almeida, estiveram presentes nesta cerimónia de encerramento a atriz Soraia Chaves, a grande homenageada desta edição do Festival, assim como a atriz Beatriz Godinho e os músicos Tiago Bettencourt e David Fonseca.