O Ymotion quer curtas! Mais precisamente, as curtas-metragens produzidas por jovens cineastas dos 12 aos 35 anos a residir em Portugal. As inscrições e candidaturas à competição da 8.ª edição do Festival de Cinema Jovem de Famalicão, decorrem até ao próximo dia 14 de outubro e inclui prémios pecuniários que vão até aos 2500 euros. Até ao momento já foram recebidas mais de uma centena de trabalhos.
Em disputa, estão os prémios: ‘Grande Prémio Joaquim de Almeida’ no valor de 2500 euros, ‘Prémio Escolas Secundárias’ no valor de 750 euros, ‘Prémio Melhor Documentário’ no valor de 750 euros, ‘Prémio Melhor Animação’ no valor de 600 euros, ‘Prémio do Público’ no valor de 350 euros, ‘Prémio Melhor Interpretação’ no valor de 250 euros, ‘Prémio Melhor Argumento’ no valor de 250 euros e ‘Prémio Melhor Direção de Fotografia’ também no valor de 250 euros.
A preceito das outras edições, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, mantém-se como presidente do júri da competição de curtas-metragens, que estará acompanhado por um painel de jurados composto por nomes célebres do atual panorama do cinema, das artes, da música e da fotografia, entre eles: Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora, realizadora e fotografa), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista, critico de cinema e diretor de programação cinematográfica), Lúcia Pires (realizadora, argumentista, produtora e atriz) e Bruno Carnide (realizador, professor universitário, programador cinematográfico e curador). A 8.ª edição do Ymotion realiza-se de 21 a 26 de Novembro de 2022 na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Vila Nova de Famalicão.