O YMotion decorre de 8 a 13 de novembro na Casa da Juventude, na Fundação Castro Alves e no Centro de Estudos Camilianos.
O festival YMotion, organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, “serve de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade”, segundo avançado. Este ano, a 7ª edição conta com cerca de 40 curtas-metragens em competição.
No dia 8 de novembro, a apresentação do filme Musgo (2021) da cineasta famalicense Alexandra Guimarães dá início ao festival. Para além disso, iniciam-se as sessões competitivas para curtas-metragens, que decorrem de 8 a 11 de novembro.
Também é possível visitar a exposição “INSIDE – Fotografia Documental”, dedicada às curtas-metragens da competição. No dia 12, é apresentado “Novíssimo Cinema Português”, um projeto com destaque para a Ukbar Filmes, uma produtora cinematográfica portuguesa. Trata-se de uma conversa entre a atriz Sónia Balacó, a produtora Pandora da Cunha Telles e Rui Pedro Tendinha, jornalista e comissário do festival. No mesmo dia, no Centro de Estudos Camalianos, às 21h00, decorre o showcase com a banda Capitão Fausto, seguido de um diálogo.
Um dos destaques desta edição do Festival de Cinema Jovem – YMotion é a visualização das primeiras imagens do filme Revolta (2021). A sessão conta com a presença de Tiago R. Santos e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares. Está ainda marcada uma homenagem a Maria João Abreu e um tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone. As primeiras imagens do filme, primeira obra do argumentista Tiago R. Santos como realizador, vão ser exibidas no dia 13 de novembro, pelas 17h00, na Fundação Castro Alves.