Famalicão recebe 7ª edição do Festival de Cinema Jovem – YMotion

O YMotion decorre de 8 a 13 de novembro na Casa da Juventude, na Fundação Castro Alves e no Centro de Estudos Camilianos.

 

O festival YMotion, organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, “serve de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade”, segundo avançado. Este ano, a 7ª edição conta com cerca de 40 curtas-metragens em competição.

No dia 8 de novembro, a apresentação do filme Musgo (2021) da cineasta famalicense Alexandra Guimarães dá início ao festival. Para além disso, iniciam-se as sessões competitivas para curtas-metragens, que decorrem de 8 a 11 de novembro.

Também é possível visitar a exposição “INSIDE – Fotografia Documental”, dedicada às curtas-metragens da competição. No dia 12, é apresentado “Novíssimo Cinema Português”, um projeto com destaque para a Ukbar Filmes, uma produtora cinematográfica portuguesa. Trata-se de uma conversa entre a atriz Sónia Balacó, a produtora Pandora da Cunha Telles e Rui Pedro Tendinha, jornalista e comissário do festival. No mesmo dia, no Centro de Estudos Camalianos, às 21h00, decorre o showcase com a banda Capitão Fausto, seguido de um diálogo.

Um dos destaques desta edição do Festival de Cinema Jovem – YMotion é a visualização das primeiras imagens do filme Revolta (2021). A sessão conta com a presença de Tiago R. Santos e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares. Está ainda marcada uma homenagem a Maria João Abreu e um tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone. As primeiras imagens do filme, primeira obra do argumentista Tiago R. Santos como realizador, vão ser exibidas no dia 13 de novembro, pelas 17h00, na Fundação Castro Alves.

ComUM, 05 de novembro de 2021

outros artigos