Famalicão: Ymotion reforça visibilidade da irreverência do cinema jovem nacional

Já estão selecionadas as 42 curtas-metragens finalistas do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão. Das 202 obras de jovens cineastas de todo o país, foram selecionados 42 trabalhos, grande parte produzidos este ano. A nona edição do certame realiza-se de 29 de novembro a 2 de dezembro, com sessões na Fundação Cupertino de Miranda e na Fundação Castro Alves, em Bairro. A homenagem à atriz e realizadora Maria de Medeiros será um dos pontos altos da sessão de encerramento, marcada para o último dia, estando em igual destaque as presenças do músico Rui Reininho, do escritor Valter Hugo Mãe e do ator João Gonzalez, na semana principal do Ymotion 2023.

A concorrer pelo prémio principal da competição, “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, de 2500 euros, estão 14 curtas-metragens: “Bégan” (2023), de Maria Jorge (Gondomar); “Boredom Cycle” (2023), de Jaime Domingues (Pombal); “Capa De Honras, La Cuonta de L Garotico i L Bielho” (2023) de Rui Falcão (Miranda do Douro); “Férias em Portugal” (2023), de Francisco Torres (Lisboa); “Filhas da Pátria” (2023), de Catarina Almeida (Maia); “Icarus” (2023), de Nuno Mina (Braga); “Limpa a Vista Artista” (2023), de João Rebocho (Charneca da Caparica); “Maelstrom” (2023), de Pedro M. Afonso (Porto); “O Abafador” (2023), de Silvana Torricella (Arcos de Valdevez); “One Card Shy of a Deck” (2023), de Filipa Viegas (Porto); “Pélago” (2023), de Maria Carneiro (Matosinhos); “Só Nós Dois” (2023), de Carolina Aguiar (Lisboa); “Ten With a Flag” (2023), de Vasco Alexandre (Vila Franca de Xira); e “The Devil Lived Here” (2023), de César Santos (Alverca do Ribatejo).

Da competição também fazem parte os prémios de “Melhor Documentário”, com cinco curtas-metragens; de “Melhor Animação”, com 12 obras, maioritariamente de realizadores ainda em percurso académico; e a categoria “Escolas Secundárias” apresenta 11 trabalhos nomeados.

«Está aqui uma amostra de um possível futuro do cinema português, com rasgo, risco e uma irreverência de estilo», realça o comissário do festival. Rui Pedro Tendinha, que participou na pré-seleção das curtas-metragens, destaca que as obras a concurso são «dos melhores lotes submetidos nesta década para este festival de esperanças. Filmes que apontam uma diversidade revigorante», elogia.

cidade hoje 06 11 2023 2 orig

Do júri da edição deste ano, presidido pelo argumentista Tiago R. Santos, fazem parte Dalila Carmo (atriz), Daniel Catalão (jornalista e apresentador da RTP), Vicente Alves do Ó (realizador e argumentista), Bruno Caetano (produtor cinematográfico), Diana Duarte (autora, jornalista e apresentadora de televisão) e Ricardo Leite (realizador, produtor e argumentista).

A lista das curtas-metragens em competição no Ymotion, estão em www.ymotion.org .

Cidade Hoje, 06 de novembro de 2023

outros artigos