“O Ymotion é a grande referência em Portugal do cinema jovem”. As palavras são do jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha no lançamento da sétima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, cujo período de inscrição de curtas-metragens está a decorrer até ao dia 7 de outubro.
O também comissário do Ymotion esteve esta sexta-feira, 7 de maio, em Famalicão, onde se juntou à vereadora da Juventude do município famalicense, Sofia Fernandes, ao argumentista Tiago R. Santos, e ao jornalista Tiago Alves para lançar o desafio à participação no festival aos jovens cineastas portugueses.
Ao todo serão oito os prémios atribuídos pelo festival, com natural destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, que será entregue à melhor curta a concurso.
Serão ainda entregues prémios nas categorias de “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, de “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.
Refira-se ainda que na apresentação da passada sexta foi também anunciado o júri desta nova edição doYmotion, presidido pelo argumentista Tiago R. Santos e composto por Leonor Teles (realizadora e vencedora do “Urso de Ouro” de curta-metragem, na edição de 2016 do Festival de Berlim), Tiago Fernandes Alves (jornalista), Benedita Pereira (atriz), Pedro Oliveira (jornalista), Filipe Ruffato (realizador vencedor da última edição do Ymotion) e Ana Markl (jornalista).
A fase final do Ymotion decorrerá de 8 a 13 de novembro, dividida entre três espaços do concelho famalicense – Casa da Juventude de Famalicão, Centro de Estudos Camilianos e Fundação Castro Alves.
Para além da grande noite – 13 de novembro – em que serão revelados os vencedores de mais uma edição do Ymotion, a semana de encerramento do festival ficará também marcada pela habitual mostra “O Novíssimo Cinema Português” coordenada por Rui Pedro Tendinha e por um momento musical protagonizado pela banda Capitão Fausto, no dia 12 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos, seguido de uma conversa com o público em torno do último trabalho da banda, o filme concerto “Sol Posto”.
Recorde-se que o Ymotion é promovido desde 2015 pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão. Todo o programa está sujeito à evolução da situação epidemiológica no concelho e às orientações impostas pela Direção-Geral da Saúde.
Inscrições e mais informações aqui.