Foram 255 as curtas-metragens recebidas na edição deste ano do YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, desenvolvidas por jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, de 52 cidades portuguesas. Segundo a autarquia, é um recorde de inscrições no festival, que já vai na sua sétima edição, e que decorre de 08 a 13 de novembro na Casa da Juventude, em Famalicão, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, e na Fundação Castro Alves, em Bairro.
Destas quase três centenas de participações, houve a seleção de cerca de 40 obras que se encontram a competir em oito categorias: Grande Prémio Joaquim de Almeida, Escolas Secundárias, Melhor Documentário, Melhor Curta de Animação, Melhor Representação, Melhor Argumento, Melhor Direção de Fotografia e Prémio do Público. Todos os prémios envolvem um valor pecuniário que varia entre os 250 e os 750 euros, à exceção do Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 2.500 euros.
O júri da competição, presidido pelo argumentista Tiago Santos, é composto pela realizadora Leonor Teles, a atriz Benedita Pereira, o jornalista Tiago Alves, o jornalista Pedro Oliveira, a jornalista Ana Markl e o realizador Filipe Rufatto, vencedor da última edição do YMotion.