Festival de cinema jovem tem 40 obras a concurso em Famalicão

Festival realiza-se de 21 a 26 de novembro na Casa de Camilo, Casa da Juventude e Fundação Castro Alves

 

São 40 as curtas-metragens que vão a concurso no Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que se realiza de 21 a 26 de novembro na Casa de Camilo, Casa da Juventude e Fundação Castro Alves. A maior parte delas foi realizada este ano e em 2021.

As distinções a atribuir são várias sendo que há 15 obras cinematográficas a concorrer ao Grande Prémio Joaquim Almeida, quatro estão a competir na categoria “Melhor Documentário”, dez concorrem à “Melhor Animação” e há uma dezena de trabalhos a concorrer à categoria “Escolas Secundárias”.

Das 204 candidaturas foram selecionadas 40 pelo júri presidido pelo argumentista Tiago R. Santos, acompanhado pelo presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, a escritora e realizadora Cláudia Clemente, o ator Paulo Pires, o jornalista, crítico de cinema e diretor de programação cinematográfica Fernando Vasquez, a realizadora, argumentista, produtora e atriz Lucia Pires e o realizador e professor universitário Bruno Carnide.

A sessão de encerramento do festival decorre no próximo dia 26, com uma homenagem à atriz Soraia Chaves.

“O comité de seleção congratula-se pela grande diversidade geográfica das obras em competição. De Vila Nova de Famalicão surge uma fornada de jovens estudantes que fizeram filmes e que provam que Famalicão ser a capital do cinema jovem português não é um mito, é já uma realidade”, destaca o comissário do festival, Rui Pedro Tendinha em nota enviada à imprensa.

Jornal de Notícias, 26 de outubro de 2022

outros artigos