O pontapé de saída da 8ª edição do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão – está agendado para o próximo sábado, dia 7 de maio, com a abertura das inscrições e submissão de curtas-metragens produzidas por jovens, dos 12 aos 35 anos.
A apresentação da edição de 2022 do festival está agendada para o próximo sábado, às 21h00, na Casa da Juventude local, onde serão desvendados pormenores da presente edição. Na sessão estará presente a vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, e a jornalista Maria João Rosa, bem como a madrinha e o padrinho do Ymotion 2022, respetivamente, a atriz Carolina Amaral e o ator Tiago Aldeia.
Depois da apresentação, segue-se uma visita guiada à exposição coletiva «Em Branco», com enfoque no centenário de José Saramago, constituída por 28 apresentações individuais da autoria dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Camilo Castelo Branco/Famalicão. De seguida, registar-se-á uma conversa sobre cinema com Filipe Melo, cineasta, músico e autor de banda desenhada. Ao final da noite, haverá ainda a projeção dos filmes premiados na 7.ª edição do Ymotion, num espaço de recreação noturna no centro urbano.
Na segunda-feira, dia 9 de maio, começa o Ciclo Formativo Ymotion 2022, composto por sete workshops e masterclasses gratuitos, que decorrem até ao dia 14 de maio. Vão ser abordados temas como o documentário, o cinema de animação, o guionismo, a realização em smartphones e a produção em cinema. Envolve formadores como as realizadoras Joana de Verona (atriz) e Patrícia Santos, os realizadores Pedro Cabeleira, Ricardo Leite, assim como a cantora e produtora Cláudia Pascoal e, ainda, os produtores Gonçalo Galvão Teles, Inês Jonas, Andreia Ribeiro e Sara Santos.
No que se refere à fase final do festival, assinale-se que vai decorrer, entre os dias 21 a 26 de novembro, na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Vila Nova de Famalicão, com a projeção das obras admitidas e a atribuição dos prémios do festival.
A preceito das outras edições, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, mantém-se como presidente do júri da competição de curtas-metragens, que estará acompanhado por um painel de jurados composto por nomes do atual panorama do cinema, das artes, da música e da fotografia, entre eles: Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora, realizadora e fotografa), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista, critico de cinema e diretor de programação cinematográfica), Lúcia Pires (realizadora, argumentista, produtora e atriz) e Bruno Carnide (realizador, professor universitário, programador cinematográfico e curador).
Recorde-se que a edição de 2022 do Ymotion já fez o aquecimento com o ciclo de «Projeções e Conversas com Jovens Cineastas» que decorreu de 27 de janeiro a 10 de março, com seis sessões que compreenderam o visionamento de filmes premiados na 7.ª edição do festival (2021), seguido de discussão com a presença dos realizadores e jovens estudantes nas áreas do cinema, audiovisual e multimédia, em escolas secundárias e instituições de ensino superior de Famalicão, Porto e Santo Tirso. O festival Ymotion é promovido desde 2015 pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Para mais informações, consulte aqui.