O lançamento da oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, aconteceu no passado sábado. Nesse dia iniciou também o período de inscrição de curtas-metragens no festival, que decorre até ao dia 14 de outubro.
A apresentação da nova edição foi conduzida pela jornalista Maria João Rosa. Esteve ainda presente a Vereadora da Juventude, Luísa Azevedo; o Presidente da Academia Portuguesa de Cinema e um dos jurados da competição, Paulo Trancoso; e o comissário do festival, Rui Tendinha.
“É um orgulho apresentar Famalicão como Capital do Cinema Jovem Português”, afirmou Luísa Azevedo, na sua intervenção. A vereadora recordou as diversas dinâmicas que decorrem ao longo do ano, como workshops, conversas, entre outras atividades ligadas ao cinema. Assim, deixou o apelo aos jovens famalicenses, para que “aproveitem as oportunidades que permitirão conhecer melhor a atividade do cinema e as suas técnicas”.
“Famalicão está a tornar-se um centro da cultura jovem de Portugal no cinema”, destacou Rui Tendinha, que acredita que haverá muita adesão à competição, tal como nas edições anteriores. Uma convicção que se justifica pelo facto de se tratar de um festival apelativo para quem está em início de carreira, dado os prémios atribuídos terem um valor monetário associado. “É um incentivo, congratulo a Câmara Municipal por isso”, comentou o comissário do festival.
No que refere ao que poderemos esperar desta edição, Rui Tendinha comentou que “vamos ter uma antestreia, (…) e também uma homenagem que ainda não podemos revelar”, bem como, “um cheirinho de curtas brasileiras, através do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, um dos maiores, senão o maior do Brasil”, uma parceria internacional que também permitirá levar os melhores filmes do Ymotion ao público brasileiro.
De referir que no lançamento do Ymotion 2022 esteve também presente o padrinho do festival, o ator Tiago Aldeia, juntamente com os jurados da competição de curtas-metragens. O júri será liderado pelo argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, e inclui nomes fortes como Paulo Trancoso, Paulo Pires, Cláudia Clemente, Fernando Vasquez, Lúcia Pires e Bruno Carnide.
De relembrar que o Ymotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Paralelamente ao concurso de curtas-metragens, desenvolve, ao longo do ano, atividades formativas e educativas. Na edição de 2021, foram recebidas mais de 250 curtas-metragens na competição e o realizador Pedro Peralta recebeu o «Grande Prémio Joaquim de Almeida» pelo seu filme «Noite Perpétua» (2020).
Para mais informações sobre o Ymotion e a submissão de candidaturas ao concurso de curtas-metragens, consulte aqui.