Ricardo Leite é o grande vencedor da oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, com o filme “2020: Odisseia no 3º esquerdo”.
O Prémio Escolas Secundárias foi para “Assédio”, de Liliana Pinho; Prémio Melhor Documentário “Cristóval – Pontebarxas”, Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida; Prémio Melhor Animação“Comezainas”, Mafalda Salgueiro; Prémio Melhor Interpretação Elenco do “Encoberto”; Prémio Melhor Direção de Fotografia António Pinheiro, “Misericórdia”; Prémio Melhor Argumento Pedro Alegria, “Encoberto”; Prémio do Público“Sónia”, Maria Moreira; Menções Honrosas“Cemitério Vermelho”, Francisco Lacerda“Kafka”, Tiago Iúri “Sónia”, Maria Moreira.
A cerimónia de encerramento ainda está a decorrer no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, com a presença de David Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida.
A noite de encerramento da 8.ª edição do Ymotion arrancou com a atuação do músico e cinéfilo, David Fonseca, que apresentou músicas do seu mais recente álbum, ‘Living Room Bohemian Apocalypse’, lançado no passado mês de junho.
Neste momento estão a ser entregues os prémios da competição de curtas-metragens do Ymotion aos jovens realizadores portugueses que concorreram, com destaque para o ‘Grande Prémio Joaquim de Almeida’, entregue a Ricardo Leite.
Para a final foram seleccionadas 40 curtas metragens.
Recorde-se que o YMotion é um festival organizado pelo Município de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade.