​Ricardo Leite vence Ymotion 2022 com ‘2020: Odisseia no 3º esquerdo’

Festival de Cinema Jovem encerrou no Centro de Estudos Camilianos. Joaquim de Almeida e Soraia Chaves foram convidados especiais da edição deste ano.

Ricardo Leite foi o vencedor da oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, com o filme ‘2020: Odisseia no 3.º esquerdo’.

A cerimónia de encerramento do Festival decorreu, no passado sábado, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, com a presença de David Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida.

A sala encheu com os jovens que competiam com as curtas-metragens do Ymotion, que este ano selecionou 40 trabalhos.

Segundo a vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Luísa Azevedo, “durante estes anos o Ymotion conseguiu ser um barómetro de novos olhares e o sucesso desta edição faz-nos acreditar que é prioridade deste Município continuar a dar este incentivo às escolas e aos cineastas”.

Segundo a autarca, “construímos uma rede nacional que já conta, mudámos a vida de muitos jovens, alguns deles a estudar lá fora. Mais do que nunca, O penúltimo dia do Ymotioncontou com as presenças do actor Joaquim de Almeida e do realizador Leonel Vieira, que aqui estreou o seu mais recente filme, ‘O Último Animal’.

O Ymotion é um festival de cinema dedicado a jovens estudantes e cineastas portugueses.

Correio do Minho, 28 de novembro de 2022