A 8ª edição do Festival de Cinema Jovem tem lugar na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Vila Nova de Famalicão.
A atriz Soraia Chaves será homenageada no YMOTION, Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que se vai realizar de 21 a 26 de novembro.
Famosa pelos seus papéis em “O Crime do Padre Amaro“, “Call Girl” e “A Bela e o Paparazzo“, Soraia Chaves soma já 13 longas-metragens no currículo e ainda algumas séries, como “A Vida Privada de Salazar“, com o qual recebeu o Globo de Ouro para Melhor Atriz em 2009, “3 Mulheres“ onde interpretou o papel da escritora Natália Correia ou “A Generala“, série que protagonizou assumindo a personagem de Maria Luísa Paiva Monteiro.
“Soraia Chaves é um exemplo feliz de um caso de evolução e consistência. Mais importante, uma atriz em plena atividade, algo que se torna importante realçar. Ao longo destes anos, este Festival mantém a coerência de prestar tributo aos atores que estão em atividade e servem como exemplo para os mais novos“, justifica Rui Pedro Tendinha, o comissário do festival.
A homenagem a Soraia Chaves vai decorrer na sessão de encerramento do YMOTION 2022, que se realiza no dia 26 de novembro.
Neste momento estão a decorrer as inscrições de curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos, a nível nacional, numa open call aberta até ao dia 14 de outubro.