A 7ª. edição do YMotion acontece de 8 a 13 de novembro.
Trata-se de um número recorde de inscrições no festival, sendo que há quarenta obras que se encontram a competir em oito categorias: Grande Prémio Joaquim de Almeida, Escolas Secundárias, Melhor Documentário, Melhor Curta de Animação, Melhor Representação, Melhor Argumento, Melhor Direção de Fotografia e Prémio do Público. Para além da categoria das curtas-metragens, o festival inclui também a categoria Documentário, na qual foram selecionados cinco filmes, maioritariamente de realizadores a concretizar o seu percurso académico. Além disso, conta-se ainda com a categoria de Animação, em que a seleção é composta por dez curtas-metragens, e, por último, Escolas Secundárias, onde se encontram seis projetos de alunos a concurso.
O júri da competição é presidido pelo argumentista Tiago Santos, a realizadora Leonor Teles, a atriz Benedita Pereira, o jornalista Tiago Alves, o jornalista Pedro Oliveira, a jornalista Ana Markl e o realizador Filipe Rufatto, vencedor da última edição do YMotion.
A par da competição, o YMotion conta com um ciclo formativo, uma exposição dedicada aos filmes em competição e uma sessão especial com foco no trabalho da produtora cinematográfica portuguesa Ukbar Filmes, na secção Novíssimo Cinema Português, comissariada por Rui Tendinha. Para além disto, o festival inclui uma homenagem à atriz portuguesa Maria João Bastos, um tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone e, ainda, um Talk & Showcase, com a presença da banda Capitão Fausto.