Já está programada a 8ª edição do Festival de Cinema Jovem de Famalicão, Ymotion, que vai decorrer entre maio e novembro de 2022, na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, entre outros espaços do concelho. O destaque vai para a competição de curtas-metragens, cuja submissão de candidaturas poderá ser feita a partir do dia 7 de maio.
Tratando-se de um evento que serve de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade, em 2022, a edição do Ymotion ganha uma outra importância, dado celebrar-se o Ano Europeu da Juventude.
Com prémios nas categorias Grande Prémio Joaquim de Almeida, Escolas Secundárias, Melhor Documentário, Melhor Curta de Animação, Melhor Representação, Melhor Argumento, Melhor Direção de Fotografia e Prémio do Público, que vão desde os 250 aos 2500 euros, o festival inclui também iniciativas como: workshops, masterclasses, mostras de cinema, retrospetivas, homenagens, exposições e performances artísticas.
O Ymotion é um festival organizado pelo Município de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar-se no circuito de mostras e festivais de cinema do país. Conta com o apoio e mentoria de profissionais reconhecidos da área do cinema e audiovisual, tendo marcado presença no festival personalidades como: Maria João Bastos, Rita Blanco, Soraia Chaves, Lúcia Moniz, Ricardo Pereira, Nuno Markl, Mário Augusto, Dalila Carmo, entre outras.
Recorde-se que a edição de 2022 do Ymotion já deu os primeiros passos com o ciclo de “Projeções e Conversas com Jovens Cineastas” que decorreu de 27 de janeiro a 10 de março, com seis sessões que compreenderam o visionamento de filmes premiados na 7.ª edição do festival (2021), seguido de discussão com a presença dos realizadores e jovens estudantes nas áreas do cinema, audiovisual e multimédia, em escolas secundárias e instituições de ensino superior de Famalicão, Porto e Santo Tirso.