No passado sábado, dia 7 de dezembro, foram conhecidos os vencedores da 10.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão. Este ano, foram 48 as curtas-metragens que estiveram a concurso.
A cerimónia de encerramento do Ymotion decorreu no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, num momento de celebração que contou com a presença de figuras de destaque, incluindo os membros do júri Isabela Valadeiro, Carla Chambel, Tiago Santos e Silvana Torricella, bem como a atriz Teresa Tavares.
Albano Jerónimo, homenageado da edição deste ano do Festival, partilhou algumas palavras através de mensagem: “10 anos de Ymotion, 10 anos a preparar e a cuidar do futuro, nada é mais acertado do que isso, cuidar do futuro dos que aí vêm (…) parabéns a vocês por este trabalho (…) estes reconhecimentos servem exatamente para nos relembrarmos que nunca tomarei nada como garantido (…) prometo-vos sempre o mesmo empenho, dedicação, entrega e amor”.
A Vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, também destacou o impacto do Festival: “10 anos é um marco significativo (…) criar oportunidades aos jovens, apoiá-los de certa forma, para ter o seu espaço, para demonstrar a sua criatividade e concretizar os seus sonhos”.
Durante a semana, o Festival desenrolou-se com sessões competitivas no Salão Nobre da Universidade Lusíada de Famalicão, culminando na eleição da curta-metragem favorita do público.
Na sexta-feira, dia 6, realizaram-se ainda dois encontros com Rui Tendinha e os realizadores Maria Moreira, João Sá e Alexandra Guimarães (“Novíssimo Cinema Português – Talentos de Famalicão”), e com Tiago Alves e o realizador Bruno Carnide (“Cinemax”).
Nesta 10.ª edição, foram dez as categorias a concurso. O Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 2500 euros, foi atribuído a O Procedimento, de Francisco Noras.
Eis a lista completa de vencedores:
Cineastas do Futuro
Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira
Escola Básica de Ribeirão
Prémio Melhor Direção de Fotografia
Gonçalo Barreto em Penrose
Prémio Melhor Argumento
Chuvas de Verão, de Mário Veloso
Prémio Melhor Interpretação
Diogo Fernandes em Penrose e Um Beijinho
Prémio Melhor Curta-Metragem Experimental
Como Entender o Ser em 7 Etapas, de Venância Matos
Prémio Escolas Secundárias
O Elefante na Sala, de Maria Lima
Prémio Melhor Animação
T-Zero, de Vicente Niró
Prémio Melhor Documentário
A Reforma de Manuel Lima, de Gonçalo Almeida
Prémio Curta-Metragem Preferida do Público
O Palhaço que Há em Nós, de Eduardo Robalo
Grande Prémio Joaquim de Almeida
O Procedimento de Francisco Noras
Fotografias do evento
Fotografias Diana Correia | Município de Famalicão