​‘Ymotion’ reúne amantes do cinema jovem e homenageia Soraia Chaves

Festival de Cinema Jovem de Famalicão conta com a presença de 40 curtas-metragens. A actriz Beatriz Godinho e o músico David Fonseca são alguns dos artistas que marcam presença na edição deste ano.

Começa amanhã, na Casa da Juventude, a 8.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão. Este ano o evento presta homenagem à atriz Soraia Chaves, que marca presença na sessão de encerramento, no dia 26. A semana começa com a projeção das 40 curta-metragens que estão a competir pelos prémios de ‘Melhor Documentário’, ‘Melhor Animação’, ‘Escolas Secundárias’, ‘Prémio do Público’, ‘Melhor Interpretação’, Melhor Argumento’, ‘Melhor Direção de Fotografia’ e, o ex libris do festival, ‘Grande Prémio Joaquim de Almeida’. As projeções decorrem até quinta-feira. Na sexta-feira, no Centro de Estudos Camilianos, pelas 15 horas, o comissário do festival, Rui Tendinha, conversa com a atriz Beatriz Godinho e com a agente do departamento de atores da Elite, Carla Quelhas, no âmbito da rúbrica ‘Novíssimo Cinema Português’.

Neste mesmo dia, também terá lugar a antestreia de ‘O Último Animal’ (2022), a nova longa-metragem do realizador Leonel Vieira, que tem como protagonista o renomado actor, Joaquim de Almeida, que regressa ao Ymotion seis anos depois da sua última visita no âmbito do festival. A projeção acontece na Casa das Artes de Famalicão, pelas 21.30 horas, com entrada gratuita. A noite de sexta-feira termina no Café-Concerto da Casa das Artes ao som de jovens músicos famalicenses, numa intervenção musical com enfoque no cinema de animação, a partir das 22.30 horas. O último dia do festival arranca com uma sessão especial fora da competição, com a projeção de ‘A Corrida Mais Difícil do Mundo’, de João Sá, às 16 horas, na Fundação Castro Alves, em Bairro. A noite de encerramento no sábado, arranca com a actuação ao vivo de David Fonseca, que vai apresentar algumas músicas do seu mais recente álbum, ‘Living Room Bohemian Apocalypse’ (2022), seguido da entrega dos prémios aos vencedores da competição e encerra com uma homenagem a Soraia Chaves, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, pelas 21.30 horas.

Correio do Minho, 20 de novembro de 2022

outros artigos